A coluna vertebral é uma região bastante importante para a sustentação do corpo. Ela é complexa, formada por diversas estruturas que garantem a sua integridade. Qualquer desordem pode comprometer severamente as suas funções.
No que se refere ao fortalecimento da coluna vertebral, os exercícios realizam um papel muito importante. Um repertório focado pode auxiliar bastante na prevenção de dores e doenças na região.
O Pilates, por exemplo, é um forte aliado quando o assunto é saúde da coluna vertebral.
As patologias da coluna vertebral viraram o mal do século. Em nosso dia-a-dia, é muito comum ouvir pessoas de todas as idades relatando dores na coluna. Estas dores, além de serem incômodas em qualquer situação, influenciam negativamente na qualidade de vida do indivíduo.
Pessoas que sofrem com alguma doença na região, após o tratamento seguro para a coluna, prescrito pelo profissional capacitado, podem ser direcionadas às sessões de Pilates, que ajudam na manutenção dos resultados obtidos com o tratamento (evitando recidivas). Mas quem não sofre com problemas na coluna vertebral também pode contar com a técnica como forma de prevenção e ainda pode se beneficiar com todos os resultados positivos que o Pilates proporciona ao corpo e à mente.
O método Pilates é o grande aliado para proporcionar um movimento articular pleno e saudável do corpo. Ao longo do treinamento do método, é possível:
- Melhorar a amplitude do movimento da coluna vertebral e incentivar a hidratação dos discos intervertebrais;
- Exercitar a hierarquia muscular vertebral, auxiliando na estabilização e realização dos movimentos da coluna;
- Fortalecer o core, o centro de força localizado no cinturão abdominal, oferecendo estabilidade e força na sustentação da coluna lombar.
Porém, é preciso tomar certos cuidados antes de utilizar o método Pilates para o tratamento de patologias da coluna vertebral. Muitas vezes, indivíduos que apresentam fortes dores musculares precisam antes passar por um tratamento do processo inflamatório. Nestas situações, o método Pilates por si só não será responsável pelo alívio das dores.
Após o tratamento da inflamação, os exercícios poderão atuar na melhora da amplitude do movimento, bem como reforçar as musculaturas superficiais e profundas para que o praticante consiga enfrentar as dores.
Os exercícios são capazes de alongar, aumentar a flexibilidade e realinhar o corpo, garantindo a melhora da postura e evitando, consequentemente, as possíveis dores de coluna. O método possui exercícios específicos, voltados ao fortalecimento de musculaturas profundas, como os multífedos que atuam como estabilizadores da coluna, mantendo-a bem posicionada, sem desvios.
Conclusão
Ter dor na coluna é um problema comum. Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), 85% da população sofre ou ainda vai sofrer desse mal.
É possível diminuir as chances de ter crises com exercícios para fortalecer a musculatura estabilizadora da coluna. Eles são importantes não só para quem nunca teve problemas de coluna, mas também para quem já sofreu com as dores e não quer passar por isso novamente.
O Pilates é um excelente método para alivio de dor na coluna. Pois ele trabalha com a Contrologia, ou seja, faz com que o paciente/aluno aprenda a controlar os músculos do corpo, melhorar postura e manter o tronco mais ereto e menos curvado.
O Pilates possibilita trabalhar com fortalecimento geral do corpo, equilíbrio, alongamento e por fim relaxamento muscular. Além de solicitar uma respiração abdominal que faz com que ocorra um relaxamento mental e muscular como um todo!
Quer aprender a tratar Coluna Vertebral sem dúvidas?
Conheça a mais completa certificação em coluna que você pode fazer! São mais de 300 vídeo aulas, livros complementares e dezenas de conteúdos extras. Clique na imagem abaixo e veja o conteúdo!
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Dores na Coluna, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!