Curta e Siga


A importância dos Discos da Coluna Vertebral






É sempre importante falar um pouco sobre os discos da coluna.

Os discos intervertebrais (ou simplesmente "discos") são como amortecedores entre um osso da coluna e outro (as chamadas vértebras).

Eles vão amortecendo o impacto do dia a dia e ajudam na movimentação da nossa coluna.

Você se lembra do chiclete Bubbaloo, os discos da coluna são muito parecidos, só que muito mais resistentes:

Eles têm uma capa de fibra grossa por fora e, por dentro, um material gelatinoso rico em água.

Com o avanço da idade, movimentação repetitiva, má postura, herança genética, fraqueza ou desequilíbrio muscular, entre muitos outros fatores, o disco pode sofrer um desgaste.

Esse desgaste normalmente inicia com uma desidratação do disco (perda de água) que faz com que o disco possa ficar achatado, mais rígido e menos resistente.

Com isso, a capa de fibra que envolve o disco pode sofrer algumas fissuras ou esgarçamento de suas fibras.

Essa ruptura, além de causar dor nas costas, gera uma região de fraqueza na parede do disco.

Quando o material interno do disco encontra essa região de fraqueza ele consegue empurrá-la para fora, criando uma "barriga" neste disco.

Essa "barriga" é a hérnia de disco.

Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.

O disco invertebral é uma placa cartilaginosa, que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Após traumatismo, quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao se levantar etc, a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas.

O disco intervertebral delimita a borda anterior do canal vertebral, articulando dois corpos vertebrais. Posteriormente ao mesmo nível, encontram-se as facetas articulares. Um disco intervertebral anterior e duas facetas articulares posteriores formam um complexo tri articular, denominado segmento motor.

A parte posterior do disco intervertebral é recoberta por um fino ligamento longitudinal posterior, que se concentra na linha média, com expansões laterais que cobrem a parte inferior dos discos.

Essa configuração deixa a superfície posterolateral dos discos nua, contribuindo para o fato de as hérnicas discais mais frequentes serem as posterolaterais ou paracentrais.


A hérnia de disco é causada por uma protusão do disco intervertebral por rompimento de suas fibras. Essa compressão pode pressionar as raízes nervosas no canal vertebral, inflamar ou infeccionar.

Um trauma agudo à região cervical ou lombar, que seja forte o suficiente para romper o anel fibroso, pode ser uma causa para formação de hérnia discal. Quedas, desgastes ao longo do tempo por má postura, excesso de peso ou disfunções biomecânicas não corrigidas podem causar hérnias de disco.

A hérnia de disco pode resultar de forças excessivas, esforços repetitivos e tensão prolongada sobre o mecanismo hidráulico ou a presença de um anel defeituoso. Podem também ser encontrados os seguintes fatores ou até mesmo a combinação deles:

  • Esforço anormal sobre mecanismo normal
  • Esforço normal sobre mecanismo anormal
  • Esforço normal sobre um mecanismo normal, porém sem preparação para aceitar o esforço.
Esse texto tratou da da importância dos discos na coluna e do agravamento caso haja sobrecarga nesses discos, que é a Hérnia e Disco.

DICA PARA PROFISSIONAIS:

Tenha grandes resultados como tratamento de Fisioterapia na Hérnia de Disco Lombar. Esse curso é sensacional. Saiba mais sobre o Curso Aprenda a Tratar Lombalgias.

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Dores na Coluna, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!