Curta e Siga


Fisioterapia para Dores na Coluna em Crianças e Adolescentes









Lesões na coluna vertebral têm sido objeto de vários estudos e pesquisas em decorrência do aumento significativo de atendimentos registrados, especialmente nas faixas etárias mais jovens.Esse fato tem chamado a atenção dos meios de comunicação, tanto no Brasil quanto no exterior, pela extensão do problema, uma vez que, além de atingir crianças desde a idade escolar, assume proporções impensáveis há alguns anos,resultando no afastamento de grande parte da força de trabalho para tratamento fisioterapêutico.

A cifose, e lordose (desvios da coluna associados à má postura) e a escoliose (sem causa definida) que pode começar a desenvolver-se desde a pré-adolescência, são os tipos focalizados por serem aqueles que, obviamente, podem ser encontrados numa pesquisa bastante específica como esta

Na infância e na adolescência formam-se as características principais do aprendizado e do comportamento. Por isso, atuar sobre os hábitos poucos saudáveis nestas idades pode ter ummaior impacto no desenvolvimento de futuras doenças.

É do conhecimento de todos que a coluna vertebral corresponde à grande maioria dos motivos de queixa dos problemas ortopédicos e álgicos (dor), sendo uma das estruturas mais afetadas pelo sedentarismo e má postura.

Considerando que o tônus muscular é um dos responsáveis pela manutenção da postura anatomicamente correta,podemos, assim, prever que uma alteração do tônus trará prejuízos posturais ao indivíduo, sem citar os processos álgicos, um dos grandes responsáveis pela grande demanda de pacientes com lombalgias nas clínicas de fisioterapia

Como medida preventiva podemos citar a importância da higiene postural e prática de exercícios físicos desde a infância, mudanças de hábitos e costumes que evitariam os vícios posturais adquiridos pelo uso ao longo da vida, trabalho cotidiano, e de posições que ao parecer mais cômodas vão modificando e viciando a biomecânica postural.

Procure uma fisioterapeuta que tenha uma visão direcionada para a prevenção, mesmo com a dor já instalada. Essa visão preventiva vai te fazer não só te livrar das dores mas como evitar que elas voltem pela mesma causa.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Dores na Coluna, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!