Curta e Siga


Alongamentos para dor na coluna cervical





 
http://www.jcuberaba.com.br/userfiles/FOTO1(1).jpg

A musculatura da região cervical é responsável pela sustentação da cabeça, o auxilio na movimentação dos ombros e braços e tem músculos acessórios que ajudam na respiração. Ela permite que você mexa a sua cabeça para cima e para baixo e para os lados. Devido ao pequeno tamanho das vértebras e a grande variedade de movimentos que ela desempenha, é muito vulnerável a lesões, por isso a dor na cervical é tão comum.

Esse acúmulo de funções somado ao estresse e tensão cada vez mais frequentes no dia a dia, fazem com que eles entrem em um estado de sobrecarga e fadiga excessivos. As consequências disso podem ser uma sensação aumentada de peso nos ombros, dificuldade para movimentar o pescoço e em casos mais extremos desencadear dor.

A dor na coluna cervical pode ocorrer por causa da má postura e musculatura frágil. Alongamentos podem ser uma maneira simples de diminuir o desconforto. A maioria dos alongamentos deve ser mantida por 30 a 60 segundos. Depois de algum tempo, contudo, irá variar a duração de cada movimento. Algumas vezes você talvez queira sustentar mais tempo um alongamento porque está mais tenso nesse dia, ou simplesmente porque está "curtindo" aquele alongamento. Lembre-se de que cada dia é diferente do outro, de modo que você deve dimensionar seus alongamentos segundo o que estiver sentindo naquele momento.

Eles podem ser feitos várias vezes ao dia, sempre com muito cuidado, pois a região é bastante sensível. Aprenda a ouvir seu corpo. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que há algo errado e há algum problema. Se isso acontecer, vá cedendo aos pouquinhos até sentir que está confortável e o alongamento está certo.

De forma suave, mova a sua cabeça para cima e para baixo, levando seu queixo a tocar o peito, imitando o movimento que fazemos quando concordamos com alguém. Repita o movimento cinco vezes.

Em seguida, mova sua cabeça de um lado para outro, lentamente, imitando agora o movimento que fazemos quando discordamos de alguém. Faça esse movimento até que o queixo esteja alinhado com o ombro. Esse movimento ajuda a alongar e soltar os músculos mais tensos do ombro e pescoço.

Finalmente, tente encostar as orelhas em cima de cada ombro. Faça esse alongamento para aumentar a flexibilidade. Se quiser, também pode esticar o braço com a palma da mão virada para baixo, como se quisesse empurrar o chão.

Estes alongamentos são perfeitos para dor na cervical de leve a moderada, aliviando as tensões do dia-a-dia. Se a dor piorar ou você sentir que ela irradia para os braços, procure um profissional para lhe ajudar.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Dores na Coluna, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!